Expectativas

O programa veio como um presente de Deus para mim, que já estava mesmo precisando trabalhar com um público maior que o de sala comum, porém no primeiro momento perdi o sono fiquei de certa forma deprimida por ter que sair do meu mundo de mais de vinte e três anos de atuação. Sabes foi muito difícil por não saber como iniciar, li todo o material do MEC, mas na prática parecia não querer encaixar, pesquisei elaborei o plano de ação, busquei informações com colegas, enfim reunimos para trocar conhecimentos, dúvidas e ncontrar saídas foi muito interessante, pois só então percebi que o meu problema era o da grande maioria. Na escola de posse das informações elaborei esquemas por atividades.

Projetos

Projeto: Letramento/Alfabetização
Ementa
Desenvolvimento da função social da Língua Portuguesa, comunicação verbal, leitura e escrita. Compreensão e produção de textos dos mais diversos gêneros em diferentes situações comunicativas, tanto na modalidade escrita, quanto na modalidade oral.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento das habilidades do educando com ênfase para a função social da Língua Portuguesa.
Objetivos específicos
Fomentar a comunicação verbal nos relacionamento entre os sujeitos;
Efetivar a prática de leitura e escrita de variados gêneros;
Desenvolver interesse do aluno por meio do acesso a mídias disponíveis na escola, quanto à compreensão e interpretação textual;
Metodologias
Traçando comentários a partir de leitura de gêneros feita pelo professor;
Lendo para desenvolver reescrita de gêneros em evidência;
Produzindo texto a partir de observação de imagens ou paisagens;
Representar a compreensão textual por meio da comunicação oral e /gestual, etc.
Recursos
Humanos- comunidade escolar, familiar, e outros
Materiais- Livros revistas, papéis em geral, cola, tesoura, grampeador, pistola, micro systen, TV e vídeo, CD, computador, câmera digital, data show, alfabeto móvel em madeira ou plástico, bingo de letras, baralho de letras e palavras, dominó de leitura e escrita, cartas para ditado, jogo de memória de sílabas, jogo cruza letras, jogo primeiras palavras
Público Alvo Alunos do 1º ao 5º ano
Período de atendimento: dois dias por semana (segunda-feira)
Avaliação:
O trabalho será feito por meio de verificação da cooperação, criatividade, participação nas atividades desenvolvidas, sendo que haverá avaliação grupal e auto avaliação, a fim de detectar possíveis entraves e redimensionar as ações.
Referências Bibliograficas
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=ensinar_e_aprender.turbine_interna&id_dica=198
http://tudosobreleitura.blogspot.com/2010/10/ensino-e-aprendizagem-da-leitura-ensino.html

Acompanhamento Pedagógico
Projeto: Matemática
Ementa potencialização de aprendizagens matemáticas significativas por meio de resoluções de problemas, mobilizando os recursos cognitivos dos educandos. O trabalho estará focando nas necessidades decorrentes da sala comum.
Objetivo Geral
Propiciar o desenvolvimento do raciocínio lógico do educando partindo de situações problemas contextualizadas.
Objetivos específicos
Fomentar a participação nas leituras de situações problemas do cotidiano;
Proporcionar ao educando recursos necessários ao desenvolvimento de sua aprendizagem;
Desenvolver atividades desafiadoras da potencialidade do aluno;
Incentivar as descobertas por meio do trabalho com material concreto;
Promover campeonatos de jogos matemáticos.
Metodologias
Apresentação de impressos com situações numéricas (letra de música e texto instrucional);
Utilizando jogos diversos para o desenvolvimento do raciocínio lógico;
Trabalhando com textos instigantes de construção da aprendizagem;
Desenvolvendo atividade a partir do uso de recursos direcionados aos focos;
Competindo em atividade de grupos.
Recursos
Humanos comunidade escolar, familiar, e outros
Materiais- Livros revistas, papéis em geral, cola, tesoura, grampeador, pistola, micro systen, TV e vídeo, CD, computador, câmera digital, data show, dominó de adição em EVA, dominó de fração em Eva, ábaco, material pedagógico dourado, tangran, bloco lógico em madeira, loto aritmético, trena, jogo alfa numérico, jogo de números com pinos emborrachados, etc.
Público Alvo Alunos do 1º ao 5º ano
Período de atendimento: dois dias por semana (quarta-feira e sexta-feira)
Avaliação
O trabalho será feito por meio de verificação da cooperação, criatividade, participação nas atividades desenvolvidas, sendo que haverá avaliação grupal e auto- avaliação, a fim de detectar possíveis entraves e redimensionar as ações.
Referências Bibliograficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=3557


Acompanhamento Pedagógico
Projeto: Ciências
Ementa Incentivo ao estudo dos aspectos biológicos e sócio-cultural do ser humano e de todas as formas de vida. Fomento das ciências como ferramenta de recriação da vida e da sustentabilidade da Terra. Problematização das ciências da natureza e das ciências ambientais. O compromisso do ser humano na sustentabilidade do planeta.
Objetivo Geral
Promover o desenvolvimento das habilidades do educando quanto ao conhecimento científico nas áreas biológicos e sócio cultural.
Objetivos específicos
Resgatar valores para a convivência harmônica do ser humano com o meio ambiente, enquanto ser racional;
Desenvolver atitudes preventivas para a manutenção da saúde humana;
Elaborar projetos de interesse retratando aspectos naturais com possíveis propostas de soluções emergentes.
Metodologias
Distribuindo textos informativos que focam a necessidade de repensar a relação com o meio ambiente;
Conscientizando o aluno sobre as necessidades vitais do corpo humano por meio do uso de recursos para esse fim;
Elaborando planejamento de projetos junto aos alunos por vínculo de interesse.
Efetivando o desenvolvimento e socialização dos projetos.
Recursos
Humanos- comunidade escolar, familiar, e outros
Materiais- Livros revistas, papéis em geral,cola,tesoura,grampeador, pistola,micro systen,TV e vídeo,CD, câmera digital, sistema muscular/circulatório, estação meterológica, microscópio,balança de bancada,Lupa, binóculo, relógio de sol, apontador laser, etc..
Público Alvo Alunos do 1º ao 5º ano
Período de atendimento: Um dia por semana 3 horas-(terça-feira)
Avaliação
O trabalho será feito por meio de verificação da cooperação, criatividade, participação nas atividades desenvolvidas, sendo que haverá avaliação grupal e auto avaliação, a fim de detectar possíveis entraves e redimensionar as ações.
Referências Bibliograficas
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html./ Acessado em 14 de fevereiro de 2011.
em 14 de fevereiro de 2011.

Cultura Digital
Projeto: Softwares
Ementa
Promoção da apropriação crítica das novas tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes. Utilização dos recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologias da informação no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares e na comunidade organizada, em comunicação colaborativa com a rede mundial de computadores.
Objetivo Geral
Efetivar o acesso do educando ao desenvolvimento do seu potencial no campo tecnológico.
Objetivos específicos
Proporcionar informações sobre os softwares destinados ao trabalho com projetos;
Fomentar o interesse por pesquisa na Web e na comunidade;
Elaborar projetos de aprendizagem;
Desenvolver projetos com temas de interesse do educando;
Socializar os projetos a comunidade escolar e familiar.
Metodologias
Apresentando os programas a ser utilizados no desenvolvimento dos projetos;
Destacando a necessidade de trabalhar por pesquisa no decorrer do trabalho por projetos;
Elaborando os projetos por equipes e focos de interesses;
Desenvolvendo os projetos em fase teórica e prática;
Apresentando os projetos as comunidades escolar e familiar.
Recursos
Humanos: monitores, alunos e colaboradores
Materiais- computador conectado a internet, câmera digital, data show e etc..
Público Alvo Alunos do 1º ao 5º ano
Período de atendimento: dois dias por semana (quarta-feira e sexta-feira)
Avaliação O trabalho será feito por meio de verificação da cooperação, criatividade, participação nas atividades desenvolvidas, sendo que haverá avaliação grupal e auto avaliação em cada fase do projeto para fins de redimensionar as ações.
Referências Bibliograficas
http://4pilares.net/text-cont/chaves-projetos.htm./ Acessado em 15 de fevereiro de 2011.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/planoseprojetos./ Acessado em 15 de fevereiro de 2011.
http://cienciasnaturaisavm.blogspot.com/2009/06/projeto-interdisciplinar-ciencias.html./ Acessado em 15 de fevereiro de 2011.

Esporte e Lazer
Projeto: Xadrez
Ementa
Trabalhar com Xadrez estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação. Promove a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe., proporciona prazer em seu estudo e prática. Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais. Desenvolve a capacidade intelectual, promovendo a observação, reflexão e análise de problemas e busca de soluções e socialização.
Para se viver em sociedade atualmente é necessário articular conhecimentos com situações práticas do dia-a-dia, tomar decisões em situações que exigem raciocínio e reflexão. Sendo assim, a oferta de aulas de xadrez nas escolas contribui para uma educação integral e de qualidade. A prática do xadrez, que tem características de jogo, esporte e arte está diretamente ligada à formulação de estratégias para solução de problemas, unidas a uma proposta pedagógica estruturada.
O Xadrez desenvolve competências e habilidades importantes para a vida: capacidade de pensar objetivamente, capacidade de pensamento abstrato, rapidez de raciocínio e concentração, além de desenvolver autocontrole. O espaço escolar é reconhecido como local de vivência de relações interpessoais que contribuem para a ampliação das oportunidades de exercício de uma cidadania ampla e consciente.
“O homem é um ser natural e social ele age na natureza transformando-a segundo suas necessidades e para além delas. Nesse processo de transformação ele envolve múltiplas relações em determinado momento histórico, assim acumula experiências e em decorrências destas ele produz conhecimentos. SAVIANI 1992.”
Objetivo Geral
Incentivar a prática do Xadrez na escola, visando favorecer o pensamento lógico, o poder de concentração e o espírito de responsabilidade com o propósito de desenvolver os valores e aprimorar a cultura do aluno.
Objetivos específicos
Promover o conhecimento das peças e dos movimentos; valores relativos, regulamento do jogo e notações utilizadas;
Identificar as figuras geométricas traçadas com o deslocamento das peças.
Propiciar o desenvolvimento de cálculos matemáticos através dos movimentos das peças no tabuleiro;
Reforçar a capacidade de cálculo, concentração, responsabilidade e tomada de decisão;
Desenvolver, a interação e o sentido de grupo, (conduta do aluno), dentro e fora da sala de aula;
Metodologias
Reunindo às terças-feiras no espaço aberto da escola;
A organização dos conteúdos propostos obedece aos seguintes passos:
Histórico do surgimento do xadrez e suas relações com a Matemática;
Apresentação do tabuleiro;
Movimentação das peças do xadrez
Enfoque das três fases da partida do xadrez que são abertura; o meio–jogo e o
final;
Movimentos especiais:
a) Roque
b) En passant
c) Promoção dos peões
Xeque Mate
Recursos
Humanos- alunos e monitor
Materiais- tabuleiro de xadrez com peças em plástico,com manual.
Público Alvo Alunos do 1º ao 5º ano
Período de atendimento: dois dias por semana (segunda-feira e quinta-feira)

Razões para trabalhar com Xadrez na escola

1. O Xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, abaixo apenas do futebol
2. É um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória, da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio.
3. Foi constatado que o Xadrez desempenha um importante papel socializante, por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que a derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso.
4. O Xadrez é capaz de mostrar as conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas e, por conseguinte, estimula o hábito de refletir antes de agir
5. O Xadrez é uma arte de grande beleza e apresenta imensa riqueza de possibilidades
6. É um passatempo agradável e instrutivo que entreteve grandes personalidades de nossa história como Napoleão, Einstein, Voltaire, Goethe, Montesquieu, Benjamin Franklin, Victor Hugo, Machado de Assis e Monteiro Lobato – para citar apenas alguns
7. O Xadrez estimula a atividade intelectual e estabiliza a personalidade de crianças e jovens durante seu crescimento. Isso é evidente, sobretudo, na puberdade: crianças que jogam Xadrez apresentam menos crises decorrentes das transformações dessa fase etária do que as que não jogam.
8.Tem um baixo custo e uma enorme praticidade pode ser jogado em praças, clubes , e até em computadores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O xadrez ajuda o aluno no raciocínio rápido, memorização, resolução de
problemas, imaginação e criatividade. Por isso, acreditamos que o sucesso do projeto
fará com que ele se estenda a muitas escolas fazendo parte da grade curricular da
educação básica do país.
Referências Bibliográficas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Xadrez./ Acessado em 16 de fevereiro de 2011.
http://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm./ Acessado em 16 de fevereiro de 2011.
http://www.xadreztotal.com.br/artigo-sobre-charles-moura-netto./ Acessado em 16 de fevereiro de 2011.